O que é Zen Budismo?

O Zen Budismo é uma tradição religiosa budista Mahayana baseada nos ensinamentos de Xaquiamuni Buda, o Buda histórico, e de Bodaidaruma, o Ancestral indiano, que levou para a China uma perspectiva da prática budista que mais tarde seria conhecida como Zen. Com suas origens tradicionais passando pela Índia e pela China, chega ao Japão no século XII, durante o chamado Período Kamakura (1185–1333). O Zen Budismo chega ao ocidente no século XX, chegando também ao Brasil, inicialmente com os imigrantes japoneses.  O termo Zen é uma transliteração japonesa da palavra chinesa Chán, que por sua vez é uma transliteração da palavra sânscrita dhyāna, que é comumente traduzida como meditação, uma prática central do Budismo Zen.

A tradição Zen da qual fazemos parte se chama Sotoshu, que tem sua origem no Japão e foi fundada pelo Mestre Eihei Dogen (1200-1253) e pelo Mestre Keizan Jokin (1268–1325). Em 1223 Mestre Eihei Dogen viajou para a China onde se tornou discípulo de Mestre Tendo Nyojo (1163- 1228), posteriormente transmitindo no Japão estes ensinamentos e fundando a Escola Zen Sotoshu. Por sua vez, Mestre Keizan Jokin fez um amplo trabalho de difusão e popularização do Zen por todo Japão, por isso, sendo considerado um dos fundadores da Escola Soto. O Soto Zen enfatiza a prática do Zazen, meditação sentada, a vida cotidiana, o vermos as coisas assim como são, além do desenvolvimento amplo da Sabedoria e da Compaixão, em benefício de todos os seres. 

Mestre Eihei Dogen

Eihei Dogen (永平道元) nasceu em 1200 em Kyoto em uma família aristocrata japonesa. O início de sua vida é bastante trágico, perdendo seu pai quando tinha dois anos e sua mãe quando tinha sete anos. Conta-se que ao observar a fumaça do incenso no funeral de sua mãe ele percebeu a impermanência em todas as coisas. Aos 13 anos foi ordenado no Monte Hiei como monge budista na tradição Tendai, passando a treinar e estudar profundamente o Buda-Darma nos anos que se seguiram. Logo, Mestre Dogen seria tomado por uma Grande Dúvida: “A doutrina ensina a Natureza-Buda primordial de todos os seres. Se é assim, por que todos os Budas consideram necessário buscar pelo Despertar e se dedicam a práticas ascéticas?” Não conseguindo encontrar a resposta para sua dúvida, busca instrução com Koin(1145-1216), o abade de Mii-dera que mesmo não podendo ajudá-lo, lhe recomenda buscar a instrução de Myoan Eisai (1141-1215) de Tozan Keninji que havia retornado da China com o Zen. A partir de 1217, por nove anos, Mestre Dogen passa a estudar Zen sob a orientação de Mestre Ryōnen Myōzen (1184-1225), o sucessor de Eisai, em Keninji. Em 1223 Mestre Dogen e Mestre Myōzen viajam para a China para estudar no mosteiro de Tendōzan Keitokuji, lá Dogen encontra seu mestre definitivo, Tendo Nyojo (1163-1228) um mestre da tradição Soto (C. Cáodòng; 曹洞), de quem recebe a Transmissão do Darma, tornando-se seu herdeiro. Voltando ao Japão em 1227, Dogen mora em vários templos, se dedicando ao ensinamento do Zen e consequentemente ao estabelecimento da Sotoshu no Japão, deste modo, escreve Fukan zazengi (Regras Universais do Zazen) neste mesmo ano, uma obra fundamental para a prática do Zazen. Em 1233 Mestre Dogen estabeleceu Buttokuzan Koshoji em Fukakusa, sendo nomeado Kannondoriin Koshohorinji, atraindo diversos discípulos e apoiadores. Posteriormente o templo foi abandonado e em 1244 Mestre Dogen funda Eihei-ji, um dos mais importantes templos da tradição Sotoshu, na província de Echizen, atual Fukui. Por volta do outono de 1252, Dogen adoece, e em 1253, o Mestre falece enfermo, em Kyoto.

Eihei Dogen Zenji ensinou a prática diligente do Zazen como Portal Principal, e não como um meio para atingir um fim, mas como shikantaza, apenas sentar. Eihei Dogen também é reconhecido como poeta e filósofo, sendo sua principal obra chamada Shobogenzo, O Olho Tesouro do Verdadeiro Darma, um conjunto de noventa e cinco fascículos sobre o Buda-Darma, escritos durante um período de mais de vinte anos.

Mestre Keizan Jokin

Keizan Jokin (瑩山紹瑾) nasceu em Echizen, atual Fukui, em 1264. Mestre Keizan foi profundamente influenciado por sua mãe, Ekan Daishi (m. ca. 1314), filha de Myochi (s.d.), uma mulher leiga que havia estudado com Mestre Myozen e posteriormente apoiado e estudado com Mestre Dogen. Diz-se que sua mãe estava a caminho de um local dedicado a Kannon Bodisatva – o bodistava da compaixão – do qual era devota, quando deu a luz a Keizan

Mestre Keizan aos oito anos teve sua cabeça raspada e passou a viver em Eiheiji e praticar sob o então abade Tettsu Gikai(1219-1309).  Recebeu a ordenação aos doze anos em 1276, sob o antigo abade Koun Ejo (1198-1280). Após a morte de Mestre Ejo, Keizan praticou sob a tutela de Jakuen (C. Jìyuán; 1207-1299) em Hokyoji. Em 1292 recebe de Gien (m.1314), o então abade de Eheiji, a permissão para ordenar.  Por volta de 1296 Keizan recebe a transmissão do Darma de Mestre Gikai e posteriormente, em 1299, o sucede como segundo abade de Tokozan Daijoji na província de Kaga, aqui, seus teisho sobre a Transmissão da Luz seriam registrados em uma obra chamada Denkoroku. Mais tarde, Mestre Keizan confiou Daijoji aos cuidados de seu discípulo Meiho Sotetsu (1277–1350), construindo um novo mosteiro na província de Noto chamado Tokokusan Yokoji. A partir de Yokoji, Mestre Keizan fundou diversos outros mosteiros próximos, entre eles Sojiji (por volta de 1321) também em Noto, o qual posteriormente confiaria a seu discípulo Gasan Joseki (1276– 1366). Ao longo de sua vida, Mestre Keizan estudou Zen sob a tutela de quatro grandes discípulos de Dogen, Koun Ejo, Jakuen, Gien e Tettsu  Gikai. Keizan Zenji morreu em 1325 com a idade de sessenta e cinco anos.

Mestre Keizan propagou amplamente o Zen Budismo, dedicando-se extensivamente a estabelecer as bases institucionais e religiosas da Soto-shu. Keizan Jokin Zenji ensinou um Zen receptivo e acessível a todas as pessoas, por mais simples que fossem, não desprezando nem seus interesses mundanos, ensinando através do Zazen, mas também de rituais, orações e serviços memoriais. Keizan também valorizava e incentivava a prática das mulheres, estabelecendo templos e mosteiros voltados a sua prática e liderados por elas, sendo também responsável pela primeira transmissão do Darma Soto a uma monja.   

Daihonzan Eiheiji e Daihonzan Sojiji

O Soto Zen tem dois templos principais. Um é o Sōjiji em Tsurumi, Yokohama. O outro é o Eiheiji na prefeitura de Fukui. Em 1244, Dogen Zenji abriu um templo chamado Sanshōhō Daibutsuji, nome que foi mudado mais tarde para Kichijōzan Eiheiji. Este era o começo do Eiheiji como nós o conhecemos hoje.

Shogakusan Sōjiji é o nome formal de Sōjiji que foi fundado em 1321 por Keizan Zenji. Em 13 de abril de 1898, a maioria dos edifícios principais dos templos queimou em um grande incêndio, em consequencia disso, o trabalho missionário foi transferido de Sojiji, na Península de Noto, para Sojiji, em Yokohama, na costa leste do Japão.

Eiheiji

Eiheiji

Sōjiji

sojiji