PRIMAZ FUNDADORA
Monja Kokai Sensei
Kokai Eckert Sensei (Monja Kokai) é monja zen-budista, ordenada por Monja Coen Roshi em 2009 e, desde 2017, é sua discípula transmitida. Finalizou sua formação realizando Zuise no Japão, em 2019, quando oficiou cerimônias e liturgias nos mosteiros sedes Eiheiji e Sojiji. Está oficialmente autorizada a representar a Ordem Soto Zen do Japão como Sensei (professora do Darma), assim como celebrar casamentos, bênçãos e funerais.
Coordenadora do Centro Budista Zen Vale dos Sinos, na cidade de São Leopoldo, sendo a Primaz Fundadora desta comunidade.
Também é conhecida como Psicóloga, pois atua na área clínica desde 1987, atendendo hoje adultos, casais e famílias.
Psicóloga formada pela Unisinos em 1987, e Especialista em Sociologia da Família e formação em Psicologia Social e de Grupos pela APSI – Associação de Psicologia Social Internacional, em Buenos Aires.
Membro do FIRE – Fórum Inter-Religioso e Ecumênico, do RS e do Grupo Inter-Religioso de Diálogo do GDIREC – Programa Gestando o Diálogo Inter-religioso e o Ecumenismo, da Unisinos.
Presidente do Conselho Religioso do Via Zen/RS.
Fundadora da comunidade Zen Vale dos Sinos, onde orienta a prática religiosa, ensinando o Budismo através de palestras, aulas e minicursos. Promove e coordena retiros de meditação.
Em função da pandemia e do necessário isolamento, tem realizado lives diárias, quando ensina a meditação Zazen e traz para os dias atuais os antigos ensinamentos do Buda, na missão de contribuir para uma sociedade que valoriza Direitos Humanos, Cultura de Paz e Meio Ambiente, pilares da Ordem Religiosa Soto-shu, do Japão, a qual pertence.
FUNDADORA HONORÁRIA
Monja Coen Roshi
Primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil (2001), Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição zen-budista Soto Zenshu, com sede no Japão. Teve sua formação inicial em Los Angeles, nos Estados Unidos, e completou o mestrado no Mosteiro Feminino de Nagoya, no Japão, onde praticou como noviça e monja oficial por doze anos.
Desde seu retorno ao Brasil, em 1995, Coen Roshi tem trabalhado incessantemente pela divulgação do Darma, transmitindo os preceitos a centenas de alunos e ordenando diversos monges e monjas. Sendo brasileira e tendo vivido 12 anos no Japão, possui intimidade com ambas as culturas para traduzir, de forma simples e direta, o Zen a todos os brasileiros que se sentem identificados com essa tradição.
Atua como monja e mestra dos ensinamentos de Buda, além de escrever e dar palestras em todo o Brasil e em países como Japão, Portugal e Suíça. Abadessa do Templo Taikozan Tenzui Zenji – Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, localizado em São Paulo, orienta práticas regulares de Zazen (meditação), promove leituras e cursos de textos clássicos do zen-budismo, forma professores e professoras monásticos e laicos, realiza casamentos em frente a Buda, bênçãos de famílias, crianças, casas, empresas, carros, organiza práticas infantis (Brincando de Templo), oficia cerimônias fúnebres e liturgias memoriais, bem como todas as principais liturgias da Tradição Soto Zen, vivenciando a equidade de funções e posições de monges e monjas, característica da Ordem Soto-shu, com sede no Japão. Participa de encontros educacionais, culturais e inter-religiosos, com o objetivo de divulgar o princípio da não violência e criar uma cultura de paz, justiça, cura da Terra e de todos os seres vivos.